3 dicas relacionamento com os clientes para arquitetos

4bricks     02/02/2016       

O bom relacionamento com os clientes é a chave do sucesso para qualquer negócio que quer se estabelecer no mercado — e não é diferente no ramo da Arquitetura. Para conquistar o cliente e conseguir o maior número de trabalhos possível, você primeiro terá que construir uma relação de confiança com seu contratante potencial. Mas como fazer isso? Descubra no nosso artigo de hoje!

3 DICAS RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES PARA ARQUITETOS

Vantagens do bom relacionamento com os clientes

A capacidade de fidelizar os clientes é sempre um diferencial do profissional sobre os seus concorrentes, e a regra se aplica aos arquitetos. Os benefícios surgidos dessa fidelidade (também conhecida como clientividade) entre contratante e profissional são excelentes para você, arquiteto!

A primeira vantagem é que o cliente que gostar dos seus serviços irá contratar você para futuros projetos, e assim você já ganha preferência. A segunda é que o cliente fidelizado indicará você para todos que ele conhece. Em ambos os casos, arquiteto e cliente saem ganhando.

Para desenvolver o relacionamento com os clientes logo no primeiro contato, aposte nas nossas dicas a seguir.

Lembre-se de que confiança significa fidelidade

Qualquer relação satisfatória tem como base a confiança entre as partes. Afinal, ninguém contrata uma pessoa que não aparenta ter profissionalismo e responsabilidade, não é mesmo?

A melhor maneira de transmitir confiança para os seus potenciais clientes é mostrando a eles que eles são importantes para o seu trabalho. De cara, mostre profissionalismo. Tenha capacidade de comunicação e propriedade para discutir os projetos que seus clientes desejam encomendar. Mostre seus diferenciais em relação a concorrência e que você tem capacidade para trabalhar com excelência. Um ambiente de trabalho organizado também ganha o coração dos clientes, por isso invista na gestão do seu espaço, ele é seu principal portfólio.

Não deixe de fazer perguntas inteligentes durante o primeiro contato. Através da pergunta, você demonstra estar interessado no que o cliente tem a dizer e mostra que está preocupado em atender às vontades dele. Seja sempre atencioso e receptivo nos contatos, sejam eles presenciais ou não, e jamais deixe morrer o bom tratamento ao seu cliente, mesmo que o serviço já esteja feito.

Busque conhecimento

Além de direcionar perguntas assertivas para o cliente, é necessário que você se demonstre capaz de respondê-las. Se o seu cliente tem problemas e dúvidas em relação aos projetos, apresente-se como a solução.

Para estar sempre atualizado e apto a resolver as questões dos seus clientes, você precisa ter vontade de conhecimento. Invista em atualização todo dia, esteja por dentro das novidades da Arquitetura e querer ser a resposta da qual seus contratantes precisam.

Através desse passo extremamente importante, você não só manterá os seus clientes ativos e dispostos a contratar seus serviços, como conquistará a confiança necessária dos seus novos clientes.

Solicite a opinião do cliente (na hora certa)

Qual o seu objetivo enquanto arquiteto: atender às expectativas dos seus clientes ou superar a todas elas? É a sua resposta a esta pergunta que irá direcionar os seus rumos no mercado. Pedir um feedback para os clientes geralmente faz isso esperando ouvir que as expectativas do consumidor foram atendidas, mas o profissional que se destaca no mercado é o que supera aquilo que os clientes pensaram.

Para descobrir quais são os objetivos do cliente ao solicitar seus serviços, é preciso voltar aos outros dois primeiros passos e estar atento à conversa inicial. É nessa primeira entrevista que você saberá o que o seu cliente quer — e por isso você deve saber fazer as perguntas certas.

Outra dica é solicitar o feedback após algum tempo do serviço prestado. Por quê? Por que só é possível descobrir se todas as soluções projetadas por você foram úteis para o cliente um tempo depois do serviço com concluído. E mais: indo atrás da satisfação do seu contratante depois de finalizar o serviço reestabelece a relação de confiança, porque mostra que você está preocupado com a funcionalidade e sucesso dos seus projetos.

Agora você já sabe a importância do relacionamento com os clientes. Trabalhando nossas dicas no seu dia a dia, você conseguirá fidelizar muitos clientes e fechar trabalhos incríveis! Para receber mais informações úteis para o seu negócio, assine já a nossa newsletter!

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