4 grandes arquitetos brasileiros para se inspirar

4bricks     18/04/2016       

A arquitetura brasileira é uma das mais influentes e reconhecidas do mundo, com obras e projetos que estão entre as maiores referências mundiais da área. Por isso, vamos falar hoje de quatro grandes arquitetos brasileiros e quais de suas obras são reverenciadas nacionalmente e internacionalmente. Vamos lá!

Nauro Esteves

Nascido no Rio de Janeiro em 1923, Nauro Esteves é mais conhecido por sua extensa participação na construção da capital brasileira, Brasília, contribuindo ativamente com vários projetos da nova cidade.

Teve grande destaque em sua formação pela Faculdade Nacional de Arquitetura da então Universidade do Brasil, onde logo depois mudou de residência para a recente capital e, juntamente com Oscar Niemeyer, ajudou no desenho de várias quadras e áreas residenciais da cidade. Entre seus projetos mais famosos estão o Hotel Nacional, Palácio do Buriti e a Fundação Ballet do Brasil. Nauro Esteves também participou da criação do Instituto de Arquitetos do Brasil. O arquiteto faleceu em 2007.

4 grandes arquitetos brasileiros para se inspirar - Nauro Esteves - Palácio do Buriti.jpg

O Palácio do Buriti foi um projeto do arquiteto Nauro Jorge Esteves e seu nome deriva da planta símbolo da cidade, o buriti.

Lina Bo Bardi

Esta grande arquiteta, nascida em Roma em 1914, naturalizou-se brasileira em 1951, após deixar seu país natal durante a 2ª Guerra Mundial. Ficou muito conhecida no meio intelectual modernista de São Paulo, onde contribuiu para a produção artísticas de várias peças teatrais, filmes, exposições, além da curadoria de galerias e museus.

Sua obra mais famosa é o Museu de Arte de São Paulo – MASP, que possui um desenho arrojado reconhecido internacionalmente. Outros projetos da arquiteta são a Casa de Vidro – SP, a Casa de Cultura de Recife e o Museu de Arte da Bahia. Trabalhou intensamente até falecer em 1992.

 

4 grandes arquitetos brasileiros para se inspirar - MASP - Lina Bo Bardi

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

Paulo Mendes da Rocha

Nascido em Vitória, capital do Espírito Santo, em 1928, Paulo Mendes da Rocha é um dos mais consagrados arquitetos e urbanistas brasileiros, tendo ganhado o Prêmio Pritzker em 2006, a mais importante consagração da arquitetura mundial. Formou-se em São Paulo, onde passou a maior parte da vida, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie.

O profissional foi perseguido pela ditadura militar nos anos sessenta, devido à sua visão libertária do papel social do arquiteto e de sua influência na dinâmica urbana. Suas obras mais famosas são a reforma e revitalização da Estação da Luz e da Pinacoteca em São Paulo, o Estádio Serra Dourada de Goiânia, o Museu de Arte Contemporânea da USP e o Museu Nacional dos Coches em Lisboa. Hoje, o arquiteto é professor e ainda trabalha em diversos projetos.

4 grandes arquitetos brasileiros para se inspirar - Museu dos Coches - Paulo Mendes da Rocha

O Museu dos Coches é um museu em Lisboa. Nas palavras do arquiteto Paulo Mendes da Rocha “o museu não tem porta e relaciona-se para todos os lados”.

Oscar Niemeyer

Natural do Rio de Janeiro, nascido em 1907, Oscar Niemeyer é considerado um dos maiores arquitetos modernistas de todos os tempos, com influência mundial extremamente impactante. Ganhador de inúmeros prêmios e homenagens  – inclusive o Prêmio Pritzker em 1988 – o arquiteto teve uma vida intensa com diversos projetos e obras artísticas e culturais. Conhecido pelo sua grande atividade e humanismo, Oscar Niemeyer trabalhou até sua morte em 2012, aos 104 anos.

Seus projetos mais famosos incluem vários edifícios do Plano Piloto de Brasília, além do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e a Igreja São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, dentre muitos outros.

4 grandes arquitetos brasileiros para se inspirar - Museu de Arte Contemporânea - Oscar Niemeyer

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.

Gostou de saber mais sobre os grandes arquitetos brasileiros?

Compartilhe isso