5 apps para arquitetos que você precisa conhecer

4bricks     01/08/2016       

Os apps prometem tornar qualquer trabalho mais rápido, prático e eficiente. Com a arquitetura isso não é diferente. As lojas de aplicativos já contam com diversas opções que auxiliam desde a criação de esboços e a organização de tarefas até o cálculo da quantidade de material a ser usado na construção.

Quer descobrir que apps são esses? Confira aqui os 5 apps para arquitetos imprescindíveis para você!

5 apps para arquitetos que você precisa conhecer

1. Evernote

Disponível para: Android/iOS/Windows/Web

Preço: gratuito

O Evernote não é um app só para arquitetos, podendo ser utilizado por qualquer pessoa independentemente de sua função, mas, ainda assim, precisa ser mencionado na lista. Basicamente, o Evernote funciona como uma agenda/secretária/escritório digital, permitindo o armazenamento de documentos, a criação de esboços de projetos por meio do desenho livre e a criação de listas e anotações com fotos, textos ou mensagens de áudio.

A grande vantagem do app é que ele está disponível não só para o smartphone e para o tablet, mas também para o desktop e para a web, permitindo o acesso de todas as informações salvas no programa a partir de qualquer aparelho eletrônico.

2. Cálculo de Materiais Gypsum Drywall

Disponível para: Android/iOS

Preço: gratuito

O app Cálculo de Materiais Gypsum Drywall faz justamente o que o nome promete: calcula o material necessário em projetos de drywall. Simples, mas funcional, o app automatiza essa etapa do processo arquitetônico, calculando automaticamente a quantidade de massa, rejunte, parafuso, cola, chapas, guia, montante etc. necessários para a montagem de forros, revestimentos e paredes em drywall. Um ponto positivo para o app é que ele funciona mesmo sem conexão com a internet.

3. Trello

Disponível para: Android/iOS

Preço: gratuito

O Trello é o melhor aplicativo para quem trabalha em equipe e precisa saber como, onde e com quem anda cada etapa do projeto. É possível importar arquivos, criar checklists, organizar as tarefas com labels, estabelecer prazos, comentar no progresso atual e até receber notificações quando eventos importantes ocorrerem.

4. Sketchbook

Disponível para: Android/iOS/Windows

Preço: gratuito (Versão Pro: $29,99/ano)

Criado pela Autodesk, o Sketchbook é uma excelente ferramenta para desenho, contando com recursos personalizáveis e diversos pincéis que permitem o desenho de esboços com liberdade. Além disso, dá para exportar o arquivo em vários formatos. A versão Pro conta ainda com outras ferramentas exclusivas, como a criação dos próprios pincéis, curvas francesas, tela de até 64 mpx e biblioteca de cores da Copic.

5. Photosynth

Disponível para: iOS/Windows

Preço: gratuito

O Photosynth permite a criação de imagens panorâmicas ou de synths de alta qualidade. O funcionamento é o mesmo da câmera do celular na hora de criar panoramas: uma vez escolhida a posição e o local, basta dar um giro com o dispositivo, que por meio de uma série de fotografias vai gerar um panorama de 360º em alta resolução.

Já os synths são criados pela captura de um mesmo objeto a partir de diferentes ângulos e lados, demonstrando  a obra em detalhes por meio de uma sequência de fotos.

Para quem prefere trabalhar no computador mas quer contar com a mobilidade do sistema on-line com armazenamento em nuvem, vale conferir ainda sistemas de software on-line que prometem maior complexidade e segurança sem perder em praticidade.

Você já usou algum desses apps para arquitetos? Deixe um comentário contando pra gente como foi a sua experiência.

Compartilhe isso