5 dicas para criar projetos arquitetônicos de sucesso

4bricks     28/06/2016       

Toda obra de sucesso é composta por várias fases até a sua conclusão, sendo que a criação de um projeto arquitetônico é o primeiro grande passo para essa concretização. Como é a base de tudo, é necessário ter muito cuidado e dedicação para se conceber um projeto eficiente, que se aproxime do objetivo final dos contratantes.

5 dicas para criar projetos arquitetônicos de sucesso

No texto a seguir, apresentaremos algumas dicas práticas e simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora de planejar projetos arquitetônicos de sucesso. Vamos falar um pouco sobre todos os passos, desde a definição do partido até a entrega do projeto. Fique atento a todos os detalhes!

Defina o objetivo do projeto arquitetônico

A primeira etapa para a criação de um projeto arquitetônico de sucesso é a definição do partido — objetivo principal do projeto. Definir corretamente o objetivo garante o bom andamento de todo o planejamento traçado. Por exemplo, o partido pode ser a construção de uma casa bem conectada com a área verde do terreno, com boa entrada de luminosidade e boa circulação de ar, além da criação de um estilo arquitetônico moderno.

Assim, um partido bem definido deixa a linha central do projeto clara, facilitando a compreensão e a execução. Dessa forma, os outros passos na construção da obra passam a ser executados com mais exatidão, fazendo com que o orçamento destinado ao projeto arquitetônico seja cumprido sem surpresas e que a obra seja entregue dentro do prazo estipulado.

Tenha referências para o projeto

Antes de iniciar a construção de um projeto é muito importante que o cliente envie referências para exemplificar o que ele deseja, a fim de se alinhar expectativas do que pode ser efetivamente feito pelo arquiteto.

Por isso, é fundamental que o cliente se envolva e interaja com o arquiteto nesse momento, trazendo sugestões e exemplos daquilo que ele espera que seja realizado. Para que assim, a construção do projeto arquitetônico esteja condizente com a sua expectativa.

Elabore o orçamento do projeto

Esse é um ponto muito sensível na elaboração do projeto arquitetônico. Aqui, o partido pode ser crucial para a definição de um orçamento próximo da realidade e que atenderá a execução de todo o projeto.

Todos os tipos de custos, desde os básicos até os mais específicos, devem ser levantados e controlados. Nesse ponto, a utilização de um software eletrônico para a gestão de projetos pode ser de grande valia.

Faça um estudo topográfico

Existem alguns aspectos técnicos que são básicos e devem ser levados em consideração no momento de criar seus projetos arquitetônicos. Um desses aspectos é a adequação do projeto ao terreno onde o empreendimento será construído.

Pode parecer uma questão boba, mas existem profissionais que não fazem um estudo topográfico do terreno e acabam tendo problemas durante a execução da obra. Assim, o arquiteto sempre deve levar em consideração as condições físicas do terreno, como a inclinação, a rede pluvial, o tipo de solo, a vegetação, o clima predominante, o posicionamento do sol e o vento.

Preze pela acessibilidade no projeto

Um ponto que vem sendo discutido com muita frequência é a questão da acessibilidade. Ao criar um projeto arquitetônico é importante criar pontos que facilitam a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, tais como rampas, elevadores especiais, banheiros adaptados e portais adequados.

Questões ligadas à acessibilidade podem agregar grande valor ao projeto como um todo, pois é cada vez mais valorizado o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência em todos os tipos de ambientes.

Ponha essas dicas em prática e obtenha mais sucesso com os seus projetos arquitetônicos. Entre para a conversa e compartilhe outras formas de criar projetos de sucesso, deixando um comentário!

Compartilhe isso