5 dicas para gerir seu escritório de arquitetura

4bricks     26/01/2016       

Ter o próprio negócio — como um escritório de arquitetura — é um sonho para muitos profissionais. No entanto, para que esse sonho não se transforme em pesadelo, é muito importante garantir que a gestão do escritório seja de qualidade e permita a rentabilidade do empreendimento. Com algumas dicas, mesmo quem ainda não entende muito do assunto pode se sair bem no papel de gestor. Assim, confira a seguir cinco ótimas sugestões para gerir bem um escritório de arquitetura!

5 dicas para gerir seu escritório de arquitetura

Invista em aprendizado

A primeira dica para gerir seu escritório é buscar conhecimento sobre gestão de um negócio para que você possa obter sucesso na tarefa. A faculdade e as especializações fazem com que você seja um bom profissional, mas não um bom gestor.

Por isso, é muito importante que você procure aprender sobre a gestão em geral. Isso não significa que você precisa fazer um curso longo. Ler artigos, livros sobre o assunto e se manter atualizado já te ajudará a descobrir por onde seguir.

Planeje e organize os projetos

Ser dono de um escritório de arquitetura significa ter certa quantidade de projetos variados com complexidades e prazos diferentes. Sem uma organização realmente eficiente, o resultado pode ser atrasos nos projetos ou simplesmente os planos saírem do controle, fazendo com que toda a gestão do escritório seja comprometida.

Por isso, para administrar seu escritório de arquitetura um dos passos mais importantes é organizar todos os trabalhos, de acordo com a prioridade e a complexidade. Projetos urgentes devem ter atenção prioritária, aqueles que são complexos devem ser iniciados o quanto antes para que possíveis imprevistos não atrapalhem sua conclusão.

Não descuide da gestão financeira

Outra dica indispensável para gerir seu escritório de arquitetura é supervisionar todos os recebimentos e pagamentos realizados no escritório. Isso significa que é muito importante manter um controle não apenas sobre o que os seus clientes te pagam, mas também sobre o que você tem que gastar com fornecedores e com despesas fixas, como o aluguel.

Assim, realizar a gestão de fluxo de caixa é uma atitude que te ajudará a manter as finanças em dia. Ao fazer isso, você também saberá se tem algum momento do escritório em que existem mais saídas do que recebimentos, o que permitirá melhor planejamento.

Documente tudo o que for importante

Tem uma reunião com um cliente na próxima semana? Finalizou um projeto que precisou de alterações em seu andamento? Recebeu um adiantamento de um cliente? Todas essas são ações que possuem impactos significativos no seu negócio e que devem ser documentadas.

Em vez de confiar apenas na sua memória, é importante que você crie o hábito de documentar acontecimentos importantes referentes ao seu escritório. Isso, inclusive, ajudará a criar um histórico sobre determinadas ações, o que será muito importante, principalmente, quando você precisar revisitar algum dado. Sem documentação, fica praticamente impossível descobrir no final do mês porque o fluxo de caixa não bate ou por que um projeto terminou diferente do previsto.

Considere usar um software de gestão

Um software de gestão é responsável por garantir que todas as informações do seu escritório de arquitetura estejam reunidas em um só lugar. Além de facilitar a documentação, com esse software você consegue ter informações sobre os projetos, as movimentações financeiras, os impostos e muito mais — e sem precisar utilizar diversas planilhas para isso.

O uso desse software pode até parecer profissional demais, mas, na verdade, o que acontece é que ele termina facilitando toda a gestão. Com muitos cálculos e relatórios automáticos, reunidos em um só lugar, você gastará menos tempo gerindo o seu negócio e poderá se dedicar a outras áreas igualmente importantes.

Administrar o seu escritório de arquitetura não precisa ser uma tarefa impossível, já que com preparação, planejamento, controle financeiro e documentação tudo sairá como o previsto. Nesse sentido, utilizar um software de gestão também ajudará na obtenção de uma gestão de qualidade e eficiência.

Você já parou para pensar sobre a gestão do seu escritório? O que é mais difícil para você? Conte para nós através dos comentários!

Compartilhe isso