Como otimizar custos durante um projeto arquitetônico?

4bricks     11/07/2016       

Independentemente do tipo de projeto arquitetônico que se deseja construir, otimizar os custos é sempre um fator procurado pelos arquitetos. Isso acontece devido ao receio de que a obra tenha valor elevado, espantando os clientes. Por isso, os arquitetos buscam maneiras de reduzir os gastos durante uma construção, com o intuito de atrair mais clientes e oferecer um preço justo.

Como otimizar custos durante um projeto arquitetônico?

Porém, muitas vezes, esses profissionais deixam de levar em consideração a qualidade de seu projeto, o que resulta em diversos problemas e insatisfação do cliente.

Daí a importância em otimizar custos em projeto arquitetônico de maneira correta! Não sabe como fazer isso? Não se preocupe! Citaremos aqui algumas formas de reduzir os gastos em uma obra:

Escolha corretamente os materiais

Alguns arquitetos, ao buscarem uma fórmula para reduzir os gastos de seu projeto arquitetônico, optam por materiais mais baratos, mas isso nem sempre é benéfico! Muitas vezes, esses elementos também possuem propriedades inferiores, podendo comprometer a qualidade da obra.

Portanto, é extremamente importante saber escolher os materiais. Antes de avaliar o preço, é preciso levar em conta a qualidade. Assim, será possível economizar na compra sem a necessidade de gastar mais durante a obra.

Estabeleça limites para o seu cliente

O projeto arquitetônico somente tem início quando o cliente está de acordo com o que foi desenvolvido pelo arquiteto. Na prática, entretanto, não é exatamente assim! Grande parte dos projetos desenvolvidos sofrem diversas mudanças ao longo de sua execução, alterando o valor da obra. Por isso, é necessário que o arquiteto coloque limites em seus clientes — algumas mudanças solicitadas podem modificar toda a obra e, consequentemente, alterar os custos do projeto.

O profissional pode indicar soluções alternativas, que não afetem o orçamento da obra em sua totalidade. Também é importante colocar uma margem, para mais e para menos, no valor do projeto, para que o cliente esteja ciente de que os gastos podem sofrer variações durante o andamento da obra.

Saiba reciclar

Uma ótima maneira de otimizar custos em um projeto arquitetônico é utilizar materiais alternativos. Com o tema da sustentabilidade em alta, são inúmeros os materiais disponíveis no mercado que podem ser usados. Porém, é necessário que o arquiteto entre em um acordo com o cliente sobre o uso desses elementos. Caso isso não o agrade, será necessário mudar toda a obra, elevando exponencialmente o seu valor.

Esse produtos são ótima opção para reduzir os gastos em uma obra! Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas, como o reuso de materiais que seriam descartados – portas, armários, janelas, entre outros.

Utilize a tecnologia a seu favor

Existem no mercado, atualmente,  diversos softwares que fazem gerenciamento das despesas do projeto arquitetônico. Com o uso da tecnologia na gestão da obra, os arquitetos podem apurar os gastos diários de acordo com o tipo de projeto desenvolvido e saber qual será o valor gerado. Assim é possível ter resultados mais precisos para orientar o cliente, evitando surpresas.

Viu como é possível otimizar custos em projeto arquitetônico? Quer conhecer mais sobre esse assunto? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Compartilhe isso