Desperdícios de material de construção na obra: saiba como evitar

4bricks     05/04/2016       

Um dos principais problemas de construções e reformas é o desperdício de material de construção. Esse assunto vai contra todos os princípios de sustentabilidade em uma obra, sem falar dos gastos desnecessários que isso pode gerar. O principal motivo para que ocorram desperdícios em obras é a imprecisão de cálculos de quantidades de materiais de construção.

Nem sempre é fácil realizar um cálculo exato da quantidade de material, por isso, dependendo da dimensão da obra, a contratação de um profissional qualificado realizar essa tarefa se torna indispensável. No post de hoje vamos comentar sobre os impactos que a geração de resíduos pode causar ao meio ambiente e também como evitar desperdícios em obras de Construção Civil.

Desperdícios de material de construção na obra: saiba como evitar

Impactos ao meio ambiente gerados pela Construção Civil

O Conselho Internacional da Construção – CIB apresenta a indústria da Construção Civil como o departamento que mais consome os recursos naturais e que mais utiliza energia de forma intensiva, gerando impactos consideráveis ao meio ambiente. A geração de resíduos na Construção Civil é inevitável, porém é possível reutilizar grande parte do entulho que uma obra produz.

Para destinar corretamente esses resíduos, é preciso cumprir as determinações da Lei nº 12.304/2010 de estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos e também a Resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

Principais motivos de desperdícios na indústria da construção

Uma das causas do desperdício na Construção Civil está no layout dos canteiros. A maneira que os materiais são armazenados obriga os pedreiros e ajudantes a fazer grandes deslocamentos, gerando uma perda substancial de tempo. A geração indevida de resíduos nas construções, também ocorre por causa de um problema gravíssimo do setor: a mão-de-obra desqualificada. Essa questão é responsável pela falta de uniformização de técnicas utilizadas na Construção Civil. É importante que os engenheiros exponham esse problema aos funcionários da obra e ministrem treinamentos para que haja uma conscientização sobre esse assunto.

Como evitar desperdícios de materiais de construção

Existem métodos que, se utilizados de forma correta, ajudam para diminuir a geração de resíduos na construção. O primeiro passo deve ser do engenheiro ou arquiteto, pois estes profissionais é que vão dimensionar as quantidades de materiais, o cálculo deve ser realizado com o máximo de atenção. Outra dica para arquitetos e engenheiros é ter como princípio não comprar todos os materiais em uma única vez, pois as grandes quantidades podem induzir ao desperdício. Também é fundamental que o canteiro de obras esteja sempre limpo e com boa organização, os materiais devem ser armazenados em locais de fácil acesso.

Reaproveitamento de materiais

Ao invés de descartar todos os resíduos, os materiais devem ser separados de maneira que possam ser reutilizados ou reciclados. A separação de resíduos deve ser realizada em tambores ou caçambas, diferenciados por tipo de resíduo, que podem ser provenientes de demolição, escavação, fundação, estrutura, alvenaria ou acabamentos. Deve ser feita uma mobilização do pessoal para que o gerenciamento de resíduos tenha eficiência. É preciso ministrar palestras para que todos os envolvidos entendam a importância de executar um programa de gerenciamento de resíduos.

Evitar desperdícios em obras de Construção Civil, além representar benefícios para o meio ambiente, tem a capacidade de aumentar a lucratividade do setor e melhorar o relacionamento com clientes. Não deixe de implantar um sistema que possa lhe ajudar a aprimorar o desenvolvimento do trabalho e diminuir os custos de obras.

Gostou do post? Compartilhe suas experiências sobre reaproveitamento de resíduos na construção! Deixe seu comentário abaixo!

Compartilhe isso