Escritórios de arquitetura famosos: o que aprender com eles

4bricks     04/02/2016       

Quem trabalha com criatividade precisa estar em constante processo de captação de novas referências. Com a internet, tudo fica mais fácil, mas ainda assim é preciso um norte. Por mais que exista muita mística em torno de escritórios de arquitetura famosos, como AECOM, Nikken Sekkei e Perkins & Will, é importante ficar de olho no que está sendo feito por outros nomes do setor.

Escritórios de arquitetura famosos: o que aprender com eles

Interior do escritório da MAD. Fonte: site oficial MAD (www.i-mad.com/1224.ref/)

 

Os maiores escritórios de arquitetura do mundo trazem abordagens inéditas para este meio de atuação, utilizando recursos e conceitos até então não considerados pelos concorrentes. Tudo isso gera novas formas de realizar projetos e dita tendências para os próximos anos.

Veja a seguir 5 escritórios de arquitetura famosos e o que aprender com eles:

1. As novas ideias da C.F. Møller

As novas ideias da C.F. Møller

Fundada em 1924 pelo arquiteto que dá nome ao escritório, hoje a C.F. Møller é um dos principais nomes da arquitetura na Dinamarca, chegando ao ponto de nos fazer repensar materiais. Atualmente, a empresa está trabalhando na construção dos maiores arranha-céus do mundo feitos de madeira, usando uma engenharia sofisticada para garantir maior força e resistência contra incêndios.

2. O contraste forte da Arquitectura 911sc

Estrutura em bloco do Teatro de Guadalajara

Com quartel-general no México, este escritório de arquitetura possui em seu portfólio a estrutura em bloco do Teatro de Guadalajara. O trabalho dos seus arquitetos consegue criar contrastes chocantes com o resto do ambiente, inserindo monólitos imponentes em paisagens naturais. A mesma tendência pode ser vista no campus do Centro de Ensino Superior de Desenho de Monterrey (CEDIM).

3. A força comercial da BIG

BIG's 2 World Trade Center

Baseada na Dinamarca, a BIG traz um perfil com frescor jovem para o mercado. Muito de toda esta energia vem do seu fundador, o dinamarquês Bjarke Ingels, que possui tanto conhecimento de arquitetura como de vendas para garantir que os projetos vão além da Dinamarca, conquistando espaço em Nova York, na China e Dubai. A BIG é um exemplo de como o talento para a arquitetura precisa vir aliado com vontade de vender de forma estratégica.

4. A loucura da MAD

Absolute Towers da MAD

Este escritório chinês é liderado pelo iconoclasta Ma Yansong, e isso se reflete nos trabalhos realizados pela equipe. A MAD cria construções que refletem agressividade e emoções fortes como as Absolute Towers, no Canadá, e o Museu Ordos, na China. Quem busca inspiração no trabalho da MAD pode se basear no que fizeram no projeto do complexo residencial Fake Hills, que transforma as possibilidades do espaço sem que seja apertado e modifica a paisagem.

5. A sustentabilidade da Vo Trong Nghia

A sustentabildidade da Vo Trong Nghia.jpg

Cada vez mais existe espaço para projetos que colocam a sustentabilidade em primeiro lugar. Esta tendência é positiva não só para a arquitetura como também para diversos outros setores, como o de bioengenharia. A Vo Trong Nghia, do Vietnã, desenhou um complexo para Los Angeles em que as torres são conectadas por verdadeiras fazendas e áreas verdes.

Qual destes escritórios de arquitetura desenvolve um trabalho mais próximo do que você pretende realizar na área? Deixe o seu comentário contando os seus planos.

Compartilhe isso