5 truques e dicas para transformar sua casa sem precisar reformar

4bricks     29/04/2016       

Quem disse que é preciso reformar a casa para dar uma nova cara aos ambientes?

As obras, além de complexas e demoradas, geram barulho, poeira, entulho e outros transtornos que afetam diretamente a rotina dos moradores. Ainda bem que, com algumas medidas mais simples, é plenamente possível deixar sua casa mais bonita e cheia de personalidade. Veja, a seguir, 5 truques e dicas para renovar a aparência de casas e apartamentos sem ter que recorrer à quebradeira das obras:

DESIGN DE INTERIORES 5 truques e dicas para transformar sua casa sem precisar reformar.

RENOVE A MOBÍLIA

Como escolher os móveis da minha casa? Uma das melhores maneiras de deixar a casa com uma cara nova é investir em móveis.

Ao escolher a mobília, considere o estilo e a cor do ambiente para que haja uma coerência decorativa. Outra dica importante é optar por móveis de qualidade e peças com design diferenciado. Móveis assinados por grandes designers como: Bruno FauczDaniela Ferro (da Asa Design Studio) e Adriano Santos, ou com trabalhos manuais, como os produtos criados por Camila ForbeckSérgio Mattos, podem renovar os ambientes da casa com muito estilo e personalidade.

PENDURE QUADROS

Os quadros trazem um toque artístico para a decoração da casa. Além disso, têm o poder de quebrar a monotonia das paredes monocromáticas e frias. É indispensável que o estilo do quadro tenha a ver com o espaço e com o perfil dos moradores.

Além disso, a moldura deve combinar com o desenho. Gravuras fortes pedem molduras igualmente fortes, enquanto imagens delicadas combinam com molduras sutis. Se quiser uma pitada de ousadia na composição, faça um mix de desenhos, texturas, tamanhos e molduras. Para um efeito moderno, recorra aos quadros coloridos e ícones pop.

TROQUE AS CORES

Como usar cores na decoração de sua casa, por vezes, uma simples pintura já redefine o estilo do ambiente e muda o visual da casa. O ambiente pode ser completamente pintado, mas se o morador preferir uma transformação não tão drástica, vale a pena pintar uma única parede. Para acertar na nova pintura, é crucial considerar o significado e efeito das cores.

  • O branco, por exemplo, é elegante, tranquilo e cria a sensação de amplitude.
  • O amarelo, por sua vez, é uma cor solar e alegre, que aquece o ambiente e estimula o raciocínio.
  • Já o vermelho, apesar de moderno, intenso e apaixonante, pode provocar instabilidade emocional e irritabilidade; portanto, deve ser usado apenas nos detalhes.

USE PAPÉIS DE PAREDE E ADESIVOS

Florais, listrados, abstratos… Não importa. Os papéis de parede são atemporais e decoram a casa com muito charme. Os papéis de parede com listras verticais aumentam visualmente o pé direito, já as listras horizontais tornam os cômodos mais largos.

Eles são um recurso simples, mas que realmente transforma a casa. Outra solução interessante é o uso dos adesivos decorativos para plotar eletrodomésticos, bancadas e azulejos.

INSIRA PLANTAS

As plantas trazem vida e beleza para os ambientes da casa. Elas são uma maneira de integrar a natureza ao concreto dos imóveis. Vale destacar que as plantas podem ser usadas não apenas no jardim e na varanda, mas também no quarto, na sala, na cozinha e até mesmo no banheiro — basta saber escolher as espécies e o porte.

  • Nas cozinhas, o ideal é ter pequenas hortas com temperos e ervas.
  • Nas salas, as dracenas e palmeiras decorativas ficam incríveis.
  • Em jardins de inverno e outros espaços internos, aposte emplantas de meia luz, como as suculentas.
  • Já no banheiro, é melhor escolher plantas resistentes à umidade e que não precisem de iluminação direta, a exemplo dos cactus, da flor-da-fortuna e da miniespada-de-são-jorge.

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e assine a nossa newsletter e continue por dentro das novidades e das tendências da decoração! A Espaço e Forma é a melhor escolha em mobiliário, decoração e design para sua casa!

Compartilhe isso