3 benefícios da tecnologia na gestão de obras

4bricks     15/04/2016       

À procura de alternativas para melhorar o desempenho e a eficiência durante os trabalhos, muitas empresas buscam se beneficiar da tecnologia ainda na etapa da gestão de obras. Isso hoje se tornou uma realidade vantajosa, possibilitada principalmente pelo crescimento da indústria dos softwares que, por sua vez, cria produtos cada vez mais específicos. Quer saber mais? Então confira 3 benefícios da tecnologia na gestão de obras!

3 benefícios da tecnologia na gestão de obras

1. Mobilidade

Para qualquer consulta de informação, contamos hoje com o auxílio dos aplicativos digitais que, por meio de dispositivos, nos dão acesso total ao que procuramos. Com tecnologia envolvida, você dispõe de mobilidade e pode acessar acessar recursos a qualquer momento, de onde quiser.

Na gestão de obras, a tecnologia oferece o benefício de acompanhamento de atividades em tempo real, não importando se o gestor responsável estiver distante do canteiro de obras. Como resultado, temos mais facilidade na identificação de possíveis problemas e podemos solucioná-los rapidamente.

2. Otimização de processos

Trocando a papelada pelas plataformas digitais, os gestores têm um controle maior de todos os elementos que envolvem a execução de uma obra. Entre eles, os materiais utilizados no canteiro, os dados de clientes e funcionários, as etapas realizadas e em andamento podem ser organizados em um só local, com fácil e rápido acesso. Ainda, é possível que os envolvidos no trabalho troquem informações por meio de arquivos e mensagens que são enviados diretamente de um dispositivo eletrônico para outro.

3. Gestão de obras facilitada pelo uso de softwares específicos

Seja em uma grande empresa ou em um escritório, é fato que a existência de um software de gestão economiza tempo e custos com a administração dos negócios. Em reuniões para organização de tarefas e questionamentos, é preciso sempre que as equipes de funcionários e seus responsáveis estejam presentes. Com um software de gestão compartilhado, a troca de informações não depende de um local físico, portanto, menos tempo é gasto com encontros e maior a eficiência dos trabalhos.

A maioria dos softwares hoje conta com uma estrutura simples e de fácil utilização, permitindo assim que qualquer membro envolvido no projeto consulte e compartilhe informações. Para entender melhor, conheça os recursos oferecidos pelo 4bricks:

Armazenamento de dados

Permite encontrar rapidamente os contatos dos clientes e fornecedores que são registrados na base de dados do software.

Personalização de tarefas

Os responsáveis pela gestão personalizam as etapas da obra como acharem melhor ou, se preferirem, podem contar com sugestões de categorias presentes no próprio software do 4bricks.

Consulta de preços

A partir do registro dos materiais e serviços utilizados na obra, o gestor pode visualizar todos os preços em tabelas.

Compartilhamento de arquivos

Os arquivos e documentos da obra são armazenados em um mesmo local, facilitando a consulta e permitindo o compartilhamento entre clientes e profissionais envolvidos.

Controle de custos

Facilita a verificação do orçamento disponível, com detalhamento dos gastos e do que ainda é preciso gastar. A ferramenta ainda compara o valor que foi estimado com o valor final da obra.

Planejamento facilitado

A visualização e manipulação de dados e informações em um mesmo local garante segurança durante o planejamento.

E você, já considerou a utilização de softwares na gestão de obras? Deixe um comentário!

 

Compartilhe isso