4 dificuldades de um arquiteto e como solucioná-las

4bricks     30/06/2016       

Ser arquiteto não é fácil, como alguns presumem. Muitas dificuldades podem aparecer, principalmente se você é iniciante. É preciso estar preparado para elas. Pensando em ajudar, separamos algumas das dificuldades de um arquiteto e como solucioná-las. Confira!

4 dificuldades de um arquiteto e como solucioná-las

Dificuldade em vender o serviço

A faculdade de arquitetura transmite muitos conhecimentos ao arquiteto. No entanto, dificilmente um recém-formado tem noções de como vender o seu serviço e também de como conseguir clientes. Alguns chegam a cometer o erro de tentar pegar o maior número de trabalhos, o que pode ser um desastre.

Na verdade, o que importa é a qualidade do seu trabalho. Para que você o desempenhe bem, escolha primeiro um segmento dentro do campo de atuação. Dessa forma, poderá se especializar — ser reconhecido como especialista é extremamente vantajoso. Além disso, você terá uma quantidade de trabalho menor, com mais qualidade e ainda cobrando mais.

Na arquitetura existem diversas áreas de atuação, como a construção civil (a mais conhecida), além de cenografia, paisagismo, conservação e preservação de patrimônios históricos, entre outras.

Quando você faz bem o seu trabalho, os clientes começam a indicá-lo para conhecidos, e a propaganda boca a boca ainda é a mais valiosa. Ainda assim, é bom começar a ter noções de empreendedorismo para poder se preparar melhor.

Concorrência barata

Praticamente todo profissional que trabalha por conta própria já enfrentou o problema de ter uma concorrência que cobra menos que ele. Por vezes pode ser frustrante saber que o cliente prefere pagar menos a ter um trabalho de qualidade.

É importante não ceder à pressão. Saiba que, ao cobrar muito pouco pelo seu trabalho, você o desvaloriza. Lembre-se de cobrar sempre um preço justo, afinal, você estudou e se preparou para realizá-lo e é justo obter um retorno.

Clientes inadimplentes

Essa não é uma dificuldade exclusiva dos arquitetos. Todos os prestadores de serviço estão sujeitos a passar por situações em que o cliente deixa de realizar o pagamento. Para evitar esse tipo de situação, é necessário ter boa estrutura jurídica, com contratos que assegurem ao cliente um serviço bem-feito e ao arquiteto as condições necessárias para o trabalho e o pagamento. Além disso, é preciso não ter medo nem vergonha de cobrar os inadimplentes.

Excesso de tarefas

São muitas as atividades que os arquitetos precisam desempenhar, como o controle de custos, o cálculo do orçamento, a gestão de clientes, o acompanhamento da obra e várias outras. Todas essas tarefas precisam ser realizadas adequadamente, sendo que a organização e a gestão dos projetos são essenciais para que todo o trabalho seja feito sem que ocorra nenhum transtorno.

Para resolver essa dificuldade é possível utilizar a tecnologia a seu favor. Por meio do uso de softwares de gestão e projetos, você consegue organizar as fases e as atividades da obra, comparar orçamentos, centralizar os arquivos e, ainda, compartilhá-los rapidamente com os seus clientes, além de diversas outras vantagens, como os benefícios da tecnologia na gestão de obras.

Agora, que você conheceu algumas das dificuldades de um arquiteto e sabe como solucioná-las, que tal dividir essas informações com os seus amigos? Compartilhe este texto nas redes sociais agora mesmo!

Compartilhe isso