5 dicas para melhorar seu controle de obras

4bricks     23/06/2016       

É muito comum que surjam dificuldades no andamento de uma obra. Muitas vezes isso acontece devido à má gestão, que pode gerar sérios problemas para o projeto. O gerenciamento das obras com qualidade evita surpresas em seu andamento, fazendo com que os prazos se cumpram. Por isso, é essencial ter uma boa administração em sua construção!

5 dicas para melhorar seu controle de obras

Quer saber como fazer isso? Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas de como melhorar o seu controle de obras! Saiba mais!

Tenha conhecimento sobre os seus projetos

O projeto é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendimento, inclusive nas obras. Por isso, é extremamente importante conhecê-los. Saber qual o objetivo principal de sua construção, seus prazos e o orçamento disponível para realizá-la é essencial para que o projeto possa ser desenvolvido de maneira coerente, sem a necessidade de grandes mudanças posteriormente. Assim, será possível ter uma visão da obra antes do seu início, permitindo que a gestão seja realizada com qualidade.

Não esqueça suas metas

Todo tipo de obra possui um escopo. Ele existe para ser seguido e não deve ser ignorado. Com um escopo em mãos, o andamento da obra se dará de acordo com as metas estabelecidas durante o projeto da construção.

Além disso, as metas podem ser ótimos estímulos para os funcionários. Isso faz com que eles se envolvam com o projeto, permitindo que trabalhem em prol do objetivo da obra, sendo sempre estimulados. Funcionários que realizam as suas funções de maneira automática possuem menor produtividade, podendo comprometer o andamento do projeto.

Considere o financeiro no seu controle de obras

Uma das grandes falhas cometidas na administração de obras diz respeito ao planejamento financeiro. Ele é realizado antes do início da obra e, por isso, muitas vezes é deixado de lado durante todo o andamento do projeto. Assim, sem a atualização dos valores, o orçamento torna-se obsoleto, podendo causar diversos prejuízos.

O planejamento financeiro deve se desenvolver de acordo com o andamento da obra, estando sempre atualizado. Isso permite que os gastos sejam calculados com frequência, evitando surpresas futuras.

Não deixe de repassar as informações

Como já dissemos anteriormente, os funcionários devem se sentir parte do projeto para que possam exercer suas funções com qualidade e auxiliar no andamento da obra. Por isso, é essencial que a comunicação seja eficaz.

Informação nunca é demais! Os funcionários devem ser informados sobre as metas alcançadas, planejamentos alterados e até mesmo dos problemas da construção. Além disso, é preciso se certificar que a mensagem passada foi entendida, caso contrário isso poderá causar problemas futuros.

Utilize softwares de gestão de obras

Um software de gestão pode mudar completamente o andamento de uma obra — de maneira positiva. Por meio dele é possível integrar as informações de todos os setores da construção, desde os dados dos funcionários até o orçamento realizado. Isso permite uma melhor gestão do projeto, pois será possível ter acesso a todos os dados facilmente.

Além disso, o software permite uma atualização constante dos dados, compartilhamento de documentos e acesso à ações simultâneas, facilitando a comunicação na obra. Não se deve deixar de aproveitar os benefícios da tecnologia na gestão de obras.

Viu só? Fazer o controle de obras pode ser mais fácil do que se imagina! Quer conhecer mais sobre o assunto? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Compartilhe isso