Como conseguir clientes para seu escritório de arquitetura?

4bricks     24/05/2016       

Você pode estar no mercado há dois meses, dois anos ou duas décadas, não importa — conseguir clientes para escritórios de arquitetura é um desafio para todos e, como em toda disputa, a busca por clientes requer estratégias específicas. Diante disso, preparamos este post com dicas para quem quer captar novos e ainda mais clientes.

Como conseguir clientes para seu escritório de arquitetura?

A maioria das estratégias recomendadas está relacionada à internet, uma das principais, mas não a única maneira de atrair novos clientes. Para executá-las, é fundamental que o profissional possua muitos conhecimentos sobre sua área e os assuntos relacionados. Ainda assim, as estratégias também podem ser aproveitadas pelos menos experientes, desde que estejam em constante aprendizado e em contato com as novidades do setor.

Peça indicações

Em todas as fases da sua carreira, as indicações dos amigos e até dos familiares serão uma constante. É assim em outras profissões e não seria diferente na área de arquitetura. Daí a importância de estar sempre munido de cartões de visita para entregar às pessoas com quem convive ou que acabou de conhecer, se estiver disposto a falar ao menos um pouquinho do seu trabalho. Seja proativo nessa relação. Não é obrigação dos seus amigos indicarem o seu trabalho, mas é obrigação sua prospectar novos clientes e criar oportunidades.

Organize palestras e outros eventos

Delimite assuntos que sejam dúvidas frequentes dos clientes que atende, convide amigos de áreas correlatas para organizar eventos multitemáticos. Quando convidado, não relute em participar do evento, mesmo se não oferecerem nem mesmo um real para ouvi-lo. O valor de participar de um evento para falar sobre o seu trabalho não é pago em real, mas em reconhecimento e exposição do seu nome.

Escreva artigos para sites e jornais

Mais uma vez estamos falando da exposição do seu nome e da transmissão de conhecimentos técnicos de arquitetura. Se acredita que terá dificuldades para se expor em revistas especializadas que podem ser uma ótima opção, tente os jornais de grande circulação, que possuem espaços para artigos e aceitam diversos assuntos. Procure, também, sites e revistas que vendam estilo de vida e pense se o público deles não é o mesmo que o seu, considerando classe, região e interesses, por exemplo.

Como a internet pode ajudar?

Produza no seu próprio site

Possui um site na internet? Não? Nem um blog para postar dicas para as pessoas resolverem demandas sozinhas ou com informações técnicas do seu trabalho? Então, está na hora de marcar presença também no universo virtual. A demanda na internet por conhecimentos específicos é imensa e, essa é portanto, uma das melhores formas para atrair clientes. Não pense que eles deixarão de contratar os seus serviços porque você ensinou algo sem cobrar nada. Pelo contrário, para eles, você será a primeira referência. Se criou ou pretende criar uma página na internet, alimente o espaço com frequência. Não será nada interessante abandoná-lo.

Faça vídeos no Youtube

Essa é a rede social do momento e, na verdade, o Youtube já se destaca há algum tempo. A novidade é que agora ele é o segundo site de buscas do mundo, ou seja, é o segundo site mais utilizado para quem busca conhecimento. Criar vídeos explicativos pode ser uma excelente estratégia para atrair a atenção das pessoas e captar novos clientes.

Dicas e respostas para as dúvidas mais frequentes são uma boa pedida. Você pode trabalhar os mesmos assuntos para textos e vídeos, oferecendo ao seu público conteúdo em diferentes linguagens e atraindo pessoas com diferentes perfis de aprendizado.

Mande novidades para uma lista de emails

Muitas pessoas que terão o primeiro contato com o seu trabalho no blog, no site ou no Youtube chegarão em sua página por meio de um busca na internet. Você precisa reter esses visitantes e chamá-los para novas postagens. Por isso, em qualquer um desses espaços, convide o seu público a deixar um contato de email. Além de melhorar o relacionamento com os clientes, esse é um excelente método de como conseguir clientes para um escritório de arquitetura porque, enviando recados para uma lista de emails, você retroalimenta sua presença online.

Conhece outras dicas que podem ajudar os arquitetos a captarem novos clientes? Compartilhe a sua experiência nos comentários.

 

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