Do que um escritório de arquitetura precisa para ter sucesso?

4bricks     11/05/2016       

Os escritórios de arquitetura – tanto os novos como os mais antigos – devem sempre estar atentos para a necessidade de investimentos e mudanças em seu negócio. Principalmente agora, em que estamos vivendo uma crise, é necessário encontrar novas formas de investimentos para o negócio para manter bem longe os problemas financeiros e até mesmo o risco de quebra do negócio. Por isso, é fundamental compreender do que um escritório de arquitetura precisa para se destacar dos demais e alcançar o sucesso. Veja mais aqui!

DO QUE UM ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA PRECISA PARA TER SUCESSO?

1. Boas estratégias de marketing e divulgação

Quem não é visto não é lembrado, certo? Por isso a comunicação externa é muito importante para que você consiga chegar ao público-alvo que deseja e aos investidores. No início, você pode pensar que investir em marketing não uma opção muito boa, ou que o marketing num escritório de pequeno porte pode parecer uma questão de luxo, talvez você nem veja o marketing como um investimento realmente, mas o que você precisa ter em mente que a divulgação da sua marca é essencial para o sucesso. O valor que você colocará nesse serviço de divulgação certamente retornará para o seu escritório em forma de resultados!

Por isso, planeje um orçamento para o marketing, para divulgar o seu nome e o seu serviço para o seu público, para que a sua marca se torne conhecida. Uma forma também de fazer uma boa divulgação é através da internet, já que ela faz parte da vida da grande maioria das pessoas de todo mundo e houve uma grande queda na publicação em mídia impressa, mas existem muitas revistas online, muitos site populares, relacione-se com os editores, quanto mais você tiver a sua marca publicada na internet, mas facilmente você será achado pelo seu público.

2. Qualificação da equipe de trabalho

É fundamental trabalhar com uma equipe qualificada para poder oferecer um serviço e um produto final de qualidade para os seus clientes. Por isso, procure sempre profissionais qualificados para integrar sua equipe, desde os arquitetos da sua equipe até a secretária ou recepcionista do escritório. Sempre que possível, também encaminhe a equipe para novos treinamentos, palestras e capacitações para que o pessoal esteja sempre atualizado com as novidades, o mercado e a qualidade exigida.

3. Foco nas necessidades dos seus clientes

Para obter sucesso no seu negócio é fundamental estar voltado direto para as necessidades e os desejos dos seus clientes. Para isso, é necessário estar sempre pesquisando sobre seu público-alvo, sobre as tendências do mercado, o que está em alta e o que cada perfil de cliente quer e precisa. Uma forma de saber sobre isso é socializar com seus clientes e potenciais clientes. Lembre-se de que a qualquer momento você pode estar conversando com um potencial cliente.

4. Personalização

É muito importante saber ser flexível para abrir um leque maior de oportunidades para o seu escritório de arquitetura. Sabe aquelas oportunidades excêntricas? Aproveite-as, leve-as à sério como qualquer outra, mesmo que algumas ideias possam parecer estranhas, elas podem acabar originando projetos bem interessantes e diferentes, podendo trazer mais visibilidade para seu escritório. O mesmo vale para aqueles projetos pro bono ou com baixos honorários, desde que seja o projeto certo. Supondo que você trabalhe junto de um grande profissional reconhecido, ou uma equipe famosa, mesmo sendo um projeto com baixos honorários, você poderá ganhar bastante visibilidade. Avalie bem as oportunidades.

5. Busca por parcerias

Parcerias são excelentes formas de se investir em um escritório de arquitetura. Por isso, associe-se a outros escritórios buscando participar de projetos de destaque. Mas relacione-se não apenas com outros arquitetos, mas com toda a indústria, como seus fornecedores, por exemplo, com os fabricantes de móveis, com designers e etc., relacione-se com profissionais que estão trabalhando na mesma área que você, mas em outros setores. Assim, seu escritório pode fechar boas parcerias e conseguir boas indicações de projetos.

Então, o que você tem feito em seu escritório de arquitetura para garantir o seu sucesso? Para garantir ainda mais sucesso no seu negócio, confira mais esse post com 3 dicas de relacionamento com os clientes para arquitetos!

Compartilhe isso